Keep up with our latest news and projects!

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

TAKE ACTION #2 - DISTRITO: BOTTOM-UP SE ENCONTRA COM TOP-DOWN

All stories

ZOHO ROTERDÃ

O Zomerhofkwartier, em Roterdã, mais conhecido por ZoHo, é uma área anteriormente industrial/de negócios, no limite do centro de Roterdã. Ao longo da última década, a corporação de habitação de interesse social Havensteder comprou a maior parte da propriedade imobiliária, com a intenção de redesenvolver a área para uma área residencial. A Havensteder já possui 10.000 casas nas áreas adjacentes, e o ZoHo está localizado entre as suas propriedades e o centro urbano. O futuro do ZoHo influencia o valor social e econômico do seu portfólio de propriedades já existente.

Recentemente, vemos uma tendência emergente nas indústrias leves: estão saindo das bordas periféricas da cidade, e querem estar presentes no centro urbano vibrante. Os planos de revitalização das moradias no ZoHo foram postergados, parcialmente devido à crise econômica na Holanda, e parcialmente devido a essa tendência. É possível que, desde o começo, fosse boa a ideia de transformar o ZoHo numa área residencial, porém talvez existam alternativas melhores para essa área tão central e onde há poucas pessoas morando.

Em 2013, a Havensteder decidiu correr um risco com o ZoHo, dando uma chance ao ‘slow urbanism’, ou urbanismo lento. Por um período de 10 anos, a área tem a oportunidade de ela mesma se desenvolver. A menos que uma parte venha com uma oferta financeira que não possa ser recusada, o ZoHo poderia dar a si mesmo um novo sentido pela cidade. A área poderia redescobrir o seu próprio futuro. Durante esses dez anos, se tornará claro o que o futuro está reservando à área. Habitação, funções comerciais, em prédios existentes ou novos. O que ficar melhor.

SLOW URBANISM

A abordagem no ZoHo é chamada de slow urbanism, “urbanismo lento”. Pode ser descrito como um processo onde os tradicionais parceiros públicos de planejamento (na Holanda, a corporação de habitação de interesse social e o governo) dão espaço a outras partes para elas mesmas se urbanizarem.

No ZoHo, a Havensteder se reuniu com a Stipo, um developer público local, que acordou de se estabelecer na área. Em estreita colaboração com o governo local e locatários novos e existentes, foi iniciado o processo. Durante o primeiro ano (2013) conseguiram dar uso para quase toda a propriedade imobiliária da Havensteder que estava vazia. A área se tornou conhecida como um lugar para experimentos de planejamento urbano e que contribuiu com a revitalização da cidade, no mundo profissional de Roterdã, no país e mesmo internacionalmente. A experiência ao nível dos olhos exerce um papel chave nessa revitalização.

QUAIS FATORES CHAVE RESULTAM NESSE COMEÇO BEM-SUCEDIDO?

Havensteder

  • A Havensteder decidiu que, por 10 anos, não redesenvolverá ela mesma a sua propriedade na área,
  • Os valores totais do aluguel recolhido e dos gastos com a propriedade na área terão de chegar ao ponto de equilíbrio durante esse período (no mínimo).
  • A Havensteder não precisará, ou apenas minimamente, investir financeiramente na área
  • Os locatários da Havensteder se beneficiam dos contratos de aluguel flexíveis, de manutenção, da oportunidade de escolher colocatários, etcetéra.
  • A Havensteder convida locatários para apresentarem ideias que melhorem o bem-estar social dos bairros adjacentes, onde a Havensteder possui a maior parte dos imóveis.

Governo

  • O governo se concentra em facilitar, não através do fornecimento de dinheiro, mas através da criação de margens nos regulamentos e da aceleração de processos, quando a área (a corporação Havensteder e/ou os locatários) demande isso.
  • Usando a manutenção como uma chance de investir no espaço público. Por exemplo, o sistema de drenagem no ZoHo precisa ser atualizado. O governo investe no espaço público e combina isso com uma estratégia de adaptação ambiental. O governo convida partes locais para se associarem nesse processo.

Locatários

  • Os locatários na área tomam iniciativas para liderar e co-criar a visão e a estratégia da área.
  • Os locatários convidam potenciais novos locatários futuros, para poder informar a Havensteder sobre quais deles deveriam (ou não deveriam) ganhar espaço.
  • Os locatários pensam juntos com a Havensteder e o governo sobre a estratégia para a esfera pública, incluindo ambos, o espaço público e os prédios.
  • Os locatários programam a área, têm um website e a sua própria estratégia de marketing.
  • Os locatários estão ativos na melhoria social da área.

É óbvio que o ZoHo em si tem muito potencial. Inicialmente, a abordagem progressiva e flexível da Havensteder e do governo atraiu locatários os quais sentiam-se corresponsáveis pela área. A combinação total criou um início já ganhando: gestão de mente aberta e a presença de precursores interessantes (como a Stipo), que não apenas se mudaram para a área, mas que também trouxeram a sua experiência para melhorá-la.

Estamos orgulhosos de falar que o ZoHo pode ser descrito como uma área com 100 proprietários informais. As partes estão colaborando para dar um novo futuro ao ZoHo que será bom para as partes individuais, para a área e para a cidade.

O ZOHO AO NÍVEL DOS OLHOS

Como antiga área industrial/de negócios, o espaço público foi projetado para o carro, com ruas largas, demasiadas vagas de estacionamento e pavimentação mundana. Além disso, os plinths dos prédios sobredimensionados foram muitas vezes usados como depósitos e estacionamentos internos e fechados, sem terem funções no andar térreo.

A localização em si é ótima: no limite do centro urbano, próxima à (nova) estação central e adjacente a um bairro emergente. Grandes prédios se situam ao lado sul e oeste da área, e o trânsito de passagem é pequeno, fazendo com que a área seja pouco conhecida por pessoas da cidade ou mesmo do bairro. Em suma, o ZoHo era conhecido como uma área insegura e pouco atraente. Para os locatários, a cidade e a Havensteder, foi essa a razão para melhorar a esfera pública.

AÇÃO DIRETA

Utilizando as lições da primeira edição de A Cidade ao Nível dos Olhos, os locatários, a prefeitura e a Havensteder começaram a trabalhar na melhoria da qualidade ao nível dos olhos, a esfera pública. Exemplos:

Melhorar os plinths: Em contratos com os novos locatários no nível térreo, foi feito um acordo de que os plinths devem ter uma função e uma aparência pública. Foram feitos contratos sob medida para cada plinth, que respondem às necessidades dos proprietários, locatários e do bairro.

Melhorar a esfera pública do ZoHo: Os locatários têm um papel na manutenção e no desenvolvimento do espaço público no ZoHo, facilitados pela Havensteder e pela prefeitura.

Melhorar a segurança: Locatários e moradores têm um papel ativo na melhoria da segurança. Foi fundada uma cooperação do bairro na qual essa função é executada.

SEIS EXEMPLOS DE MELHORIAS DO ZOHO AO NÍVEL DOS OLHOS

1. Roodkapje (Chapeuzinho Vermelho), uma plataforma cultural local, foi o primeiro novo locatário no ZoHo. A sua combinação de restaurante, galeria de arte e local de shows musicais ganhou um espaço temporário num supermercado antigo. Na noite da sua inauguração, 1.500 pessoas compareceram e colocaram o ZoHo no mapa de Roterdã. A Roodkapje foi convidada como função temporária no ZoHo, fazendo parte da estratégia de placemaking. Depois de dois anos, a Roodkapje saiu, para que uma função mais permanente pudesse entrar.

2. Ao invés de uma fachada fechada com dormitórios no plinth, o hostel De Mafkees (O Louco) convidou empreendedores sociais para o seu plinth, variando de uma oficina de consertos de bicicleta até um centro de informações para jovens. Desse modo, o prédio e a área, ambos, se conectaram num nível mais profundo.

3. Restaurante Gare du Nord é um restaurante orgânico e vegano, bem-sucedido, dentro de um vagão ferroviário antigo, num terreno baldio. O restaurante acrescentou um plinth móvel à área. As pessoas que trabalham no restaurante são moradores do bairro, e foi adotado um espaço verde que fica na frente do restaurante que agora funciona como terraço a céu aberto, um jardim público e como horta onde se produz a alimentação.

4. O Gele Gebouw (O Prédio Amarelo), caraterizado por uma fachada fechada no nível térreo, abriu o seu plinth. Um cinema pop-up está ativo no plinth do prédio, e uma antiga garagem foi transformada no Mesh Print Club (um clube de serigrafia). O próximo passo será investir uma parte do aluguel para abrir mais o plinth e adicionar um restaurante. Acrescentar duas portas e uma nova janela e, mudar a alocação de um escritório para um restaurante já criaria um uso do plinth completamente diferente. Um orçamento mínimo com resultado máximo. O Van Schagen Architecten, estabelecido no prédio também, conduz o projeto de levantar os investimentos necessários para o plinth e melhorar a qualidade do prédio. Além disso, na frente do prédio, foram acrescentados estacionamentos para bicicletas e um pequeno parklet (extensão da calçada para um certo uso público) substituiu um estacionamento subutilizado.

5. A prefeitura de Roterdã solicitou ao Urbanisten, um escritório de paisagismo baseado em Roterdã, que produzisse uma estratégia de adaptação climática para o espaço público do ZoHo. Em colaboração com locatários e moradores locais, e facilitada pela prefeitura, a implementação começou logo. Em poucos dias, duas vagas de estacionamento e a calçada adjacente foram transformados num pequeno parque, simbolizando o futuro da área. Isso foi apenas o primeiro passo de uma transformação mais ampla, que beneficia também o uso do plinth do Gele Gebouw.

6. Os residentes do Distrito Norte, do qual o ZoHo faz parte, começaram uma cooperação para a área. Essa cooperação se concentra em iniciativas dos moradores para melhorar a sua área de um modo economicamente sustentável. O dinheiro deve circular na área sempre que possível. Um dos primeiros objetivos da cooperação é melhorar a segurança. Junto com a polícia, os proprietários, o governo e locatários, análises sociais e físicas de como melhorar a segurança devem ser feitas. Essas análises resultam agora em ação.

Hey, you!
We’re searching for new writers and stories about plazas and city centers.

Interested? Join The City At Eye Level and share your story!

Discover more

OS PRÓXIMOS PASSOS

Há muita energia no ZoHo. Os 100 proprietários não-oficiais da área compartilham uma responsabilidade de melhorar a qualidade do local e do seu “nível dos olhos”. Isso resultou em um sucesso, porém, ao mesmo tempo, é difícil fazer com que um novo visitante enxergue isso. O primeiro passo é tornar a estratégia sustentável.

Os stakeholders desenvolverão mais a estratégia da Cidade ao nível dos olhos, na qual visões e planos bottom-up e top-down se encontram. Uma estratégia em conjunto levará a resultados inesperados, e se encaixará da melhor maneira na área. O objetivo é que, em poucos anos, todos os plinths e toda a esfera pública atingirão um outro nível de qualidade. O governo investirá na manutenção dos espaços públicos, porém, além disso, há poucos recursos. Mesmo assim, atingiremos os nossos objetivos. Enquanto o espirito ZoHo continuar, e a Havensteder e o governo local facilitarem o processo, será adequada a força de investimento das partes locais. O futuro do ZoHo ao nível dos olhos está brilhante.

RELATED
STORIES

All stories