Keep up with our latest news and projects!
Nos últimos anos, o incorporador e proprietário de imóveis Robin von Weiler teve um papel importante e valorizado na transformação de uma rua em declínio em Roterdã para um dos hotspots da cidade.
Agora, a Meent tem a menor taxa de prédios vazios no centro de Roterdã. Os efeitos da popularidade da rua impactaram as áreas circundantes. Estabeleceram-se mais lojas de alta qualidade e há muita procura por moradia, restaurantes e eventos públicos. Com a recente inauguração do Markthal (mercado coberto) e a revitalização dos canais centrais, essa parte de Roterdã atrai atenção internacional.
Com a abertura da “Vlaams Broodhuis” (Casa de Pão Flamengo”), uma padaria bem conhecida, num prédio que anteriormente abrigava uma empresa de trabalho temporário que não estava funcionando bem, as filas surgiram e quase que imediatamente os imóveis adjacentes receberam um impulso. Antes da Vlaams Broodhuis se estabelecer, a rua estava em declínio, porém não suficientemente para alguma ação mais séria. Os donos da padaria enxergaram o potencial, estavam confiantes sobre a sua marca e procuraram a localização certa, com um grande terraço na calçada. Von Weiler e o dono da quadra ajudaram a padaria a adquirir um espaço adequado, mostrando o local e concedendo o seu uso, e removendo também a empresa de trabalho temporário.
O desafio, diz Robin von Weiler, é ficar neutro. A experiência é a grande demolidora da imparcialidade. “É preciso forcar-se para olhar para a rua com um olhar fresco. O tempo todo. As opiniões de outras pessoas ajudam, então sempre ouça bem o que elas acham da rua. ”
Um outro componente chave é saber lidar com permanentes mudanças. Segundo Von Weiler, demandas comuns de uma rua que funciona bem podem mudar com ao longo do tempo, porém os valores permanecem iguais. É importante manter os valores da Meent, como por exemplo, as caraterísticas dos prédios, a fácil travessia da rua e o seu comprimento.
O comprimento não se trata da distância entre Oeste e Leste, mas da soma da caminhada ao longo das lojas uma em frente à outra. Quando a rua seduz as pessoas a atravessar enquanto fazem compras, a experiência da rua se torna mais longa. Atualmente, a Meent tem uma travessia fraca: na frente do grande edifício do World Trade Centre há um plinth fechado, ao invés de uma fachada de uma loja. As lojas nesse lado da rua são menos frequentadas.
O sucesso da Meent atrai investidores. Sim, isso é tudo de bom, mas ocorrem efeitos colaterais duvidosos. Marcas de moda mais exclusivas, sem raízes na cidade, descobriram as localizações potenciais para suas novas lojas. A Meent oferece aluguéis baratos em comparação com ruas em outras cidades do mesmo tamanho. Os proprietários das lojas aumentaram os seus preços, porém os locatários “top de linha” pressionaram mais. O aumento no aluguel mudou o jogo. Locatários existentes se depararam com aumentos dos alugueis e dos impostos locais, uma grande carga sobre os seus negócios. Os novos locatários logo se deram conta de que o aluguel era mais alto do que os lucros. Os locatórios, os novos e os existentes, tiveram dificuldades.
Era óbvio que estava faltando uma boa análise do valor da rua. Medidas simples, como por exemplo, mecanismos de contagem de pedestres – quantas pessoas passam – na rua comercial poderiam prevenir preços de aluguel não realistas e problemas para os locatórios.
Von Weiler sabe que ele não pode controlar os atuantes no mercado e as suas estratégias de lucrar. Para fazer com que o equilíbrio esteja mantido, ele passa muito tempo intermediando e providenciando informações, e sempre visa atrair locatórios de alta qualidade.
Restaurantes e bares são recursos de qualquer rua, também da Meent. A cidade tem um papel importante aqui. O “Plano da Restauração” da prefeitura estabelece as diretrizes para a mistura e qualidade dos restaurantes e bares. Cuidar dessa mistura talvez seja o maior desafio para os anos que vêm. O equilíbrio adequado traz qualidade, enquanto o equilíbrio equivocado é problemático.
Interested? Join The City At Eye Level and share your story!
Discover moreA Meent consiste de todas as oportunidades para manter-se bemsucedida. As condições básicas da rua são boas; a função da rua como conexão Leste-Oeste mais importante no centro da cidade e o design dos prédios e da própria rua são apreciados.
Porém, mais importante ainda é que se desenvolveu uma cultura de manter qualidade. Robin von Weiler, junto com a sua coalisão de locatórios, a prefeitura e os proprietários, deu o beijo na bela adormecida.
Envolvimento traz qualidade. Proprietários de prédios que não se preocupam com os entornos estão em risco. Mas eles não podem ser forçados. “Se quiser melhorar a área, é você mesmo que tem que trabalhar para isso”, diz o Von Weiler. Locatários e profissionais que querem fazer a diferença e que buscam qualidade podem ajudar. Quando necessário, eles são escolhidos a dedo e chamados a participar. Para evitar que locatórios reclamem por não serem convidados a participar, é importante sempre providenciar muita informação. Desse modo, as pessoas não podem reclamar de falta de comunicação e ajudarão a melhorá-la.
Os detalhes são importantes: 30 centímetros a mais ou a menos de calçada ou a altura do degrau da porta podem ser vitais para o sucesso da rua e do prédio. Von Weiler olha para esses detalhes, e assume compromissos com a coalisão. Pelo fato de que visam a busca sincera pela qualidade, num contexto financial realístico, as pessoas querem ajudar.
O valor acrescentado desse desenvolvimento para a cidade é enorme. Porém, para continuar a acrescentar valor, é preciso atenção permanecente. O tempo todo, uma rua tem novos desafios. Indivíduos envolvidos e dedicados, como Robin von Weiler, fazem a diferença.