Keep up with our latest news and projects!

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

MANTER A BELA
ADORMECIDA ACORDADA

All stories

OS PRÓXIMOS PASSOS DEPOIS DE UMA ESTRATÉGIA DE REVITALIZAÇÃO BEM-SUCEDIDA DA MEENT

Nos últimos anos, o incorporador e proprietário de imóveis Robin von Weiler teve um papel importante e valorizado na transformação de uma rua em declínio em Roterdã para um dos hotspots da cidade.

Agora, a Meent tem a menor taxa de prédios vazios no centro de Roterdã. Os efeitos da popularidade da rua impactaram as áreas circundantes. Estabeleceram-se mais lojas de alta qualidade e há muita procura por moradia, restaurantes e eventos públicos. Com a recente inauguração do Markthal (mercado coberto) e a revitalização dos canais centrais, essa parte de Roterdã atrai atenção internacional.

QUAL FOI O PONTO DE VIRADA DA MEENT?

Com a abertura da “Vlaams Broodhuis” (Casa de Pão Flamengo”), uma padaria bem conhecida, num prédio que anteriormente abrigava uma empresa de trabalho temporário que não estava funcionando bem, as filas surgiram e quase que imediatamente os imóveis adjacentes receberam um impulso. Antes da Vlaams Broodhuis se estabelecer, a rua estava em declínio, porém não suficientemente para alguma ação mais séria. Os donos da padaria enxergaram o potencial, estavam confiantes sobre a sua marca e procuraram a localização certa, com um grande terraço na calçada. Von Weiler e o dono da quadra ajudaram a padaria a adquirir um espaço adequado, mostrando o local e concedendo o seu uso, e removendo também a empresa de trabalho temporário.

COMO SE MANTÉM O SUCESSO?

O desafio, diz Robin von Weiler, é ficar neutro. A experiência é a grande demolidora da imparcialidade. “É preciso forcar-se para olhar para a rua com um olhar fresco. O tempo todo. As opiniões de outras pessoas ajudam, então sempre ouça bem o que elas acham da rua. ”

Um outro componente chave é saber lidar com permanentes mudanças. Segundo Von Weiler, demandas comuns de uma rua que funciona bem podem mudar com ao longo do tempo, porém os valores permanecem iguais. É importante manter os valores da Meent, como por exemplo, as caraterísticas dos prédios, a fácil travessia da rua e o seu comprimento.

O comprimento não se trata da distância entre Oeste e Leste, mas da soma da caminhada ao longo das lojas uma em frente à outra. Quando a rua seduz as pessoas a atravessar enquanto fazem compras, a experiência da rua se torna mais longa. Atualmente, a Meent tem uma travessia fraca: na frente do grande edifício do World Trade Centre há um plinth fechado, ao invés de uma fachada de uma loja. As lojas nesse lado da rua são menos frequentadas.

MODA COMO INSTIGADOR DE MUDANÇA DO JOGO

O sucesso da Meent atrai investidores. Sim, isso é tudo de bom, mas ocorrem efeitos colaterais duvidosos. Marcas de moda mais exclusivas, sem raízes na cidade, descobriram as localizações potenciais para suas novas lojas. A Meent oferece aluguéis baratos em comparação com ruas em outras cidades do mesmo tamanho. Os proprietários das lojas aumentaram os seus preços, porém os locatários “top de linha” pressionaram mais. O aumento no aluguel mudou o jogo. Locatários existentes se depararam com aumentos dos alugueis e dos impostos locais, uma grande carga sobre os seus negócios. Os novos locatários logo se deram conta de que o aluguel era mais alto do que os lucros. Os locatórios, os novos e os existentes, tiveram dificuldades.

Era óbvio que estava faltando uma boa análise do valor da rua. Medidas simples, como por exemplo, mecanismos de contagem de pedestres – quantas pessoas passam – na rua comercial poderiam prevenir preços de aluguel não realistas e problemas para os locatórios.

Von Weiler sabe que ele não pode controlar os atuantes no mercado e as suas estratégias de lucrar. Para fazer com que o equilíbrio esteja mantido, ele passa muito tempo intermediando e providenciando informações, e sempre visa atrair locatórios de alta qualidade.

RESTAURANTES E BARES

Restaurantes e bares são recursos de qualquer rua, também da Meent. A cidade tem um papel importante aqui. O “Plano da Restauração” da prefeitura estabelece as diretrizes para a mistura e qualidade dos restaurantes e bares. Cuidar dessa mistura talvez seja o maior desafio para os anos que vêm. O equilíbrio adequado traz qualidade, enquanto o equilíbrio equivocado é problemático.

Hey, you!
We’re searching for new writers and stories about plazas and city centers.

Interested? Join The City At Eye Level and share your story!

Discover more

CONTINUAR ENVOLVENDO AS PESSOAS

A Meent consiste de todas as oportunidades para manter-se bemsucedida. As condições básicas da rua são boas; a função da rua como conexão Leste-Oeste mais importante no centro da cidade e o design dos prédios e da própria rua são apreciados.

Porém, mais importante ainda é que se desenvolveu uma cultura de manter qualidade. Robin von Weiler, junto com a sua coalisão de locatórios, a prefeitura e os proprietários, deu o beijo na bela adormecida.

Envolvimento traz qualidade. Proprietários de prédios que não se preocupam com os entornos estão em risco. Mas eles não podem ser forçados. “Se quiser melhorar a área, é você mesmo que tem que trabalhar para isso”, diz o Von Weiler. Locatários e profissionais que querem fazer a diferença e que buscam qualidade podem ajudar. Quando necessário, eles são escolhidos a dedo e chamados a participar. Para evitar que locatórios reclamem por não serem convidados a participar, é importante sempre providenciar muita informação. Desse modo, as pessoas não podem reclamar de falta de comunicação e ajudarão a melhorá-la.

Os detalhes são importantes: 30 centímetros a mais ou a menos de calçada ou a altura do degrau da porta podem ser vitais para o sucesso da rua e do prédio. Von Weiler olha para esses detalhes, e assume compromissos com a coalisão. Pelo fato de que visam a busca sincera pela qualidade, num contexto financial realístico, as pessoas querem ajudar.

O valor acrescentado desse desenvolvimento para a cidade é enorme. Porém, para continuar a acrescentar valor, é preciso atenção permanecente. O tempo todo, uma rua tem novos desafios. Indivíduos envolvidos e dedicados, como Robin von Weiler, fazem a diferença.

RELATED
STORIES

All stories