Keep up with our latest news and projects!

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

O RENASCIMENTO DA LITCHI BAY

All stories

Litchi Bay, localizada nos subúrbios úmidos da tradicional cidade de Guangzhou, China, é um exemplo de intervenção de renovação urbana bem-sucedida, conectando espaços públicos e prédios históricos ao longo do rio, com ênfase no desenho ao nível dos olhos. Através da ativação do desenvolvimento econômico nos seus arredores, Litchi Bay se tornou um espaço público vibrante para lazer e uma atração turística primordial.

HISTÓRIA

Em 206 a.C., funcionários locais plantaram vegetais e flores nesta área com seus jardins privados. Os locais denominaram a área de “Litchi Bay”, Baia Litchi. Nas dinastias Ming e Qing, Litchi Bay gradualmente se tornou uma atração para pessoas comuns, contornada por lindos jardins e mansões nobres, imersos nos rios e lagoas. Entre os anos 1950 e 1980, a rápida urbanização da cidade de Guangzhou poluiu os rios da Litchi Bay. Como resultado, a maior parte dos canais d’água foi coberta e transformada em ruas. Em 1992, o último canal d’água foi coberto desde o restaurante Panxi até a Fengyuan Bridge (Ponte Fengyuan) – A Litchi Bay desapareceu.

O PROJETO

Em 2009 foi lançada uma proposta para reconstruir Litchi Bay. Ela propunha a recuperação do rio em mais de 800 metros de comprimento, melhoria da qualidade da água, a renovação de prédios históricos, a otimização da paisagem e a construção de obras de engenharia de iluminação. O projeto cobriu uma área de 6,5 hectares, da Liwan Lake (Lagoa Liwan) até a Fengyuan Street (Rua Fengyuan), incluindo os canais fechados, os prédios históricos e os bairros ao redor.

O programa de renovação urbana foi finalizado com sucesso, antes dos Asian Games (Jogos Asiáticos) de 2010. O programa também acrescentou várias funções, como por exemplo, performances culturais, restauração da ‘Lingnan’ tradicional, varejo e moda, transformando a Litchi Bay de uma área histórica numa área de lazer moderna e dinâmica. Ambos, os habitantes nativos que há muito viviam na Litchi Bay, e os turistas e comerciantes, são atraídos pelo impacto e potencial desse programa. A Litchi Bay atrai milhões de turistas, mostrando o resultado de um programa de renovação urbana e preservação, gestão de bacias hidrográficas e melhoria do espaço público na cidade de Guangzhou.

Translated by: Xu Yunfei

Hey, you!
We’re searching for new writers and stories about plazas and city centers.

Interested? Join The City At Eye Level and share your story!

Discover more

LIÇÕES

A integração da orla com os prédios históricos adjacentes e os bairros ao redor é fundamental para uma intervenção frutífera. Além disso, melhorias na infraestrutura física precisam ser acompanhadas por atividades recreativas e uma boa gestão. O projeto mostra como um projeto de renovação pode transformar uma parte da cidade.

RELATED
STORIES

All stories